A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A SAÚDE

O sono é um dos momentos mais importantes do dia. Ele funciona como um alimento. Repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada.
É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo. O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções.
A falta de sono pode causar, além do conhecido cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória. A principal manifestação dos problemas crônicos é a sonolência diurna exagerada, passando por alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento.

A redução das horas de sono diminui a produção de insulina e aumenta a de cortisol. Considerando que o cortisol é responsável pela elevação das taxas de glicose; e a insulina, pela retirada deste açúcar no sangue, podemos pontuar que a redução das horas de sono aumenta a probabilidade de o indivíduo desenvolver diabetes. Além de influenciar no ganho de peso e estresse.

PARA CONSEGUIR UM SONO DE QUALIDADE, PEQUENOS ATOS AJUDAM MUITO:
• Ter um ambiente apropriado para o sono. O ideal é apagar todas as luzes, evitar mexer no celular e assistir tv na cama. Observar se o colchão e travesseiros estão adequados e confortáveis.
• Fazer refeições leves à noite. O indicado é que a última refeição seja duas horas antes de dormir.
• Horários regulares também colaboram para um bom sono, tente dormir e acordar nos mesmos horários.
• Mesmo que seja difícil, evite pensar nos problemas e tensões do dia-a-dia e relaxar.
• Evite estimulantes como: café, refrigerantes, álcool e cigarro.
• Chá calmante à noite pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Ex: camomila, erva doce, erva cidreira.

BENEFÍCIOS DE UMA BOA NOITE DE SONO:
– Previne a obesidade;
– Combate a hipertensão;
– Controla o diabetes;
– Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
– Fortalece a memória;
– Previne a depressão;
– Favorece o desempenho físico e mental;
– Melhora o desempenho na escola e no trabalho.

• Com informações de Blog da saúde e Brasil Escola

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