Integral, néctar, refresco… tudo é suco ?

Integral, néctar, refresco… tudo é suco ?

Nas prateleiras dos supermercados encontramos os mais variados tipos de “sucos”, nos mais diversos tipos de embalagens, que, a principio, fazem o produto parecer super saudável.

Contudo, nesse caso, vale aquele velho ditado que nossos avós falavam: nem tudo que parece é.

Como está havendo um tendência mundial no sentindo de se ter uma alimentação mais saudável, a indústria alimentícia vem usando de estratégias para atender a legislação e ainda ser atraente aos olhos do consumidor. E isso tem feito alguns desavisados consumirem um produto achando que é uma coisa, quando na verdade é outra.

No Brasil, por força de lei, desde 2009 os fabricantes são obrigados a destacar no rótulo os diferentes tipos de “suco”.

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Agora, vamos entender o que significa de fato cada nomenclatura.

SUCO
O termo suco só pode ser usando quando o produto conter pelo menos 50% de polpa da fruta e até 10% de açúcar.

SUCO INTEGRAL
Dentre os sucos industrializados, é considerado a melhor opção. Não contém água, aditivos ou açúcar, por isso seu prazo de validade é menor.
Vale lembrar que o suco integral do Brasil foi considerado o melhor do mundo.

NÉCTAR
Esses são os mais comuns nos mercados.
Apesar no nome remeter a algo puro, nesse caso específico, não é bem assim. Para ser chamado de néctar, o produto contém apenas entre 20 a 30% de polpa de fruta. Normalmente possui açúcar ou adoçante, conservantes, estabilizantes e aromatizantes. Mas também há opções (poucas) sem aditivos.

REFRESCO
Aquele suquinho em pó, que tem que ser diluído em água.
São super artificiais. Podem conter no máximo 30% de polpa da fruta. Mas, em geral, não passam dos 10%. sendo que alguns não chegam a conter 1%. Já os aditivos e açúcar, têm se sobra.
Devem ser evitados, principalmente por crianças e hipertensos.

Para não se deixar enganar por embalagens vistosas, com imagens de frutas sempre leia os rótulos dos produtos. E fique atento as versões diet e light, pois costumam compensar a falta ou diminuição do açúcar por sódio.

*com informações de Super Interessante, Globo Rural e Viva Saúde

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