Não tire o glúten da dieta!

Não tire o glúten da dieta!

Não tire o glúten da dieta!

Recente pesquisa alerta sobre os riscos

 

Nos últimos tempos o glúten foi transformado por muitos em um vilão para saúde.

A quantidade e variedade de alimentos 0 Glúten cresceu substancialmente nas prateleiras dos supermercados. Assim como o número de pessoas que aderiram indiscriminadamente as dietas sem glúten para emagrecer.

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Não é difícil encontrar artistas que divulgaram na mídia o quanto seus corpos mudaram quando pararam de consumir alimentos com essa proteína. E as fotos são realmente impressionantes.

Contudo, por falta de informação adequada, pessoas podem estar prejudicando a própria saúde com modismos sem embasamento cientifico.

Então, vamos aos esclarecimentos!

O glúten é uma proteína naturalmente presente em cereais como o trigo, cevada e centeio. Não é uma invenção da indústria! Normalmente é usado para conferir elasticidade as receitas.

Por si só o glúten não engorda. Porém, ele é comumente usando em receitas bem calóricas, como pizza, pão, macarrão, cerveja, entre outros. É por isso que muita gente associa cortar o glúten da dieta com emagrecer.

Na realidade, quando a pessoa para de comer glúten, consequentemente, elimina por completo ou diminui a quantidade ingerida desses alimentos calóricos (citados acima), substituindo por opções mais saudáveis. Assim, logo, se sentem mais dispostas, perdem peso… Mas isso acontece porque a alimentação ficou mais sadia e não pelo glúten especificamente.

Um recente estudo realizado no Reino Unido orienta que as pessoas que não possuem a doença celíaca a não cortarem o glúten da alimentação, pois ele está presente em alimentos benéficos para nosso organismo, como os grãos integrais de trigo, cevada, aveia e centeio. Vale ressaltar que cerca de 1% da população mundial possui a doença celíaca, que é diagnosticada através de exames específicos.

O glúten não faz mal para a saúde. Ele só deve ser excluído da dieta por recomendação médica, em pessoas que tenham intolerância ou algum outro problema em relação a ele (como dermatite herpetiforme, doença autoimune causada pela intolerância ao glúten; as que têm alergia ao trigo e também as que têm doença celíaca).

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A equipe dirigida por Andrew T. Chan, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que o consumo de glúten não aumenta o risco de doenças cardiovasculares em pessoas não celíacas.

É muito importante procurar orientação correta antes de iniciar qualquer dieta. A Vida Leve possui profissionais qualificados para te orientar a ter uma dieta balanceada, com vasta variedade de nutrientes e em quantidades adequadas.

*com informações da Agência EFE e Saúde Abril

One response to “Não tire o glúten da dieta!”

  1. João Eugenio G. V. Pacheco Chaves disse:

    Conselhos sobre alimentação são importantes

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